O cão precisa ser selecionado geneticamente, quando se conhece o pai e a mãe do animal e os seus comportamentos. Selecionado a partir do seu histórico familiar, ele é treinado com rígidos critérios de saúde e de comportamento, como segurança, sensibilidade adequada e obediência. O adestrador e o especialista em comportamento animal auxiliam no treinamento do cachorro. No caso da Associação Autsy, O adestramento do Still The Autsy é feito pela equipe do Carinhosso Pet Shop.
Existem três tipos de intervenções que podem ser feitas com animais, a serem decididas de acordo com as possibilidades e objetivos:
É uma terapia complementar, individual ou grupal, realizada por profissionais da área de saúde com conhecimentos especializados. A intervenção é dirigida para cada pessoa com objetivos específicos, definidos conjuntamente por toda a equipe de profissionais envolvida no tratamento. Envolve procedimentos, metodologia, avaliação durante as sessões e documentação delas. Na TAA o animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor ou profissional.
De caráter mais lúdico e livre, a AAA oferece oportunidade motivacional, educacional, de lazer, descontração, recreação, distração, entretenimento, vínculos, socialização e benefícios emocionais e cognitivos.
A AAA também pode ser feita individualmente ou em grupo, com a diferença de que tem atividades mais espontâneas: a intervenção tem métodos e objetivos específicos para cada visita e as crianças têm liberdade para interagir com os animais de modo espontâneo.
Segue os mesmos critérios da TAA, mas é dirigida por profissionais da área de educação, como pedagogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Os profissionais envolvem a criança em todos os procedimentos com o animal – no banho, escovação de dentes, passeio ao pet shop, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pelo ambiente. No pet shop, por exemplo, escolhem qual brinquedo comprar, explorando cor, formato, textura, quantidade, valor, forma de pagamento.
Still The Autsy
Sura
Quando falamos sobre inteligência e obediência, o Border Collie domina, sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo!
O Projeto Autsy conta com a Sura, que é uma colaboradora do projeto que vem da Argentina sempre que solicitada. Um dos exemplares da raça mais respeitado da América Latina se tratando de cão terapeuta para crianças com TEA. Sura é capaz detectar quando uma criança vai ter uma crise ou convulsão.
Sura tem 7 anos, começou trabalhar com 6 meses atendendo crianças deficientes e idosos.
A terapia com cães tem sido uma alternativa terapêutica crescente, assim como a com cavalos. As interação entre cães e crianças com TEA geram um sentimento de confiança entre ambos, que melhora as habilidades relacionadas à interação social. Além disso, o contato físico ajuda a trabalhar outros aspectos relacionados à ansiedade, autoestima e independência, e mesmo diminuir comportamentos negativos, como agressividade, alienação e hiperatividade.
Ainda estamos na fase de adestramento do nosso cão terapeuta dedicado ao projeto, o TBC Still. Além disso estamos em busca de outras pessoas e instituições que tem cães terapeutas prontos para atender crianças com TEA. Após essa etapa então divulgaremos maiores detalhes, fique atento as nossas mídias sociais!
Entre em contato conosco para que sejamos parceiros.