Cão Terapeuta

O cão precisa ser selecionado geneticamente, quando se conhece o pai e a mãe do animal e os seus comportamentos. Selecionado a partir do seu histórico familiar, ele é treinado com rígidos critérios de saúde e de comportamento, como segurança, sensibilidade adequada e obediência. O adestrador e o especialista em comportamento animal auxiliam no treinamento do cachorro. No caso da Associação Autsy, O adestramento do Still The Autsy é feito pela equipe do Carinhosso Pet Shop.

Existem três tipos de intervenções que podem ser feitas com animais, a serem decididas de acordo com as possibilidades e objetivos:

Terapia Assistida por Animais (TAA)

É uma terapia complementar, individual ou grupal, realizada por profissionais da área de saúde com conhecimentos especializados. A intervenção é dirigida para cada pessoa com objetivos específicos, definidos conjuntamente por toda a equipe de profissionais envolvida no tratamento. Envolve procedimentos, metodologia, avaliação durante as sessões e documentação delas. Na TAA o animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor ou profissional.

Atividade Assistida por Animais (AAA)

De caráter mais lúdico e livre, a AAA oferece oportunidade motivacional, educacional, de lazer, descontração, recreação, distração, entretenimento, vínculos, socialização e benefícios emocionais e cognitivos.

A AAA também pode ser feita individualmente ou em grupo, com a diferença de que tem atividades mais espontâneas: a intervenção tem métodos e objetivos específicos para cada visita e as crianças têm liberdade para interagir com os animais de modo espontâneo.

Educação Assistida por Animais (EAA)

Segue os mesmos critérios da TAA, mas é dirigida por profissionais da área de educação, como pedagogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Os profissionais envolvem a criança em todos os procedimentos com o animal – no banho, escovação de dentes, passeio ao pet shop, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pelo ambiente. No pet shop, por exemplo, escolhem qual brinquedo comprar, explorando cor, formato, textura, quantidade, valor, forma de pagamento.

Nosso Terapeuta

Still The Autsy

O American Bully é uma raça que exibe confiança, entusiasmo pela vida, uma vontade incrível de agradar às pessoas, sendo um impressionante companheiro para a família.

Apesar da aparência feroz e poderosa do American Bully, seu comportamento é suave e dócil. Eles são ótimos com crianças e extremamente amigáveis com estranhos, outros cães e outras espécies de animais.

A extrema timidez ou agressividade é uma característica muito atípica do American Bully e altamente indesejável.